VOLTAR

SDS REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE TEFÉ

SDS/AM - www.sds.am.gov.br
Autor: Luiz Guilherme, Carlysson Sena, Nívia Rodrigues
22 de Out de 2009

O ato de extrair as riquezas da floresta sem degradá-la chama-se exploração sustentável. É com o objetivo de tornar essa idéia mais conhecida e, ao mesmo tempo, posta em prática pela população tradicional, que a Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Projeto Corredores Ecológicos, realiza, do dia 27 de outubro ao dia 5 de novembro, no município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), o 1o Curso de Capacitação Ambiental do Corredor Central da Amazônia.

O público alvo do curso são os ribeirinhos e indígenas que vivem no Médio Solimões (que engloba os municípios de Tefé, Fonte Boa, Jutaí e Uarini). Os temas abordados serão as políticas ambientais do Governo do Amazonas e do Governo Federal, esclarecimentos sobre a fiscalização ambiental assim como a pesca esportiva e a legislação indígena (direitos e deveres dos índios e fiscalização nas terras indígenas).

De acordo com o gerente executivo do Projeto Corredores Ecológicos, Márcio Amorim, o principal objetivo do curso é realçar a conexão entre o homem e a natureza, e ressaltar que é possível, sim, explorar a floresta de forma sustentável e, principalmente, de maneira legal. "O ilegal não é legal", destacou Márcio.

O 1o Curso de Capacitação Ambiental do Corredor Central da Amazônia conta com a parceria do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Instituto Chico Mendes, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Mamirauá, Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e Prefeitura Municipal de Tefé.

O que são corredores ecológicos?

Os corredores ecológicos são grandes áreas florestais biologicamente prioritários e viáveis para a conservação da diversidade biológica, compostos por Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Áreas de Interstício (áreas situadas entre unidades de conservação ou terras indígenas pertencentes ao domínio público ou privado). Até o momento, foram selecionados dois corredores: o Corredor Central da Amazônia e o Corredor Central da Mata Atlântica.

O Corredor Central da Amazônia, localizado no Estado do Amazonas, ocupa uma área de aproximadamente 52.305.674 hectares. Este corredor corta as bacias hidrográficas dos rios Negro e Solimões, além de cortar outros rios como Juruá, Japurá, Jutaí e Tefé. O Corredor Central da Amazônia está formado por, aproximadamente, 30% de terras indígenas, 30% de unidades de conservação federais e estaduais e 40% de áreas de interstício.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.