VOLTAR

Projeto de interiorização de Guri já recebeu U$ 17 milhões

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
02 de Mar de 2003

As obras das linhas de transmissão de energia de Guri para Boa Vista, Mucajaí e Caracaraí ficarão prontas no dia 10 de março, segundo informaram para Companhia Energética de Roraima (CER) as empreiteiras Elo Engenharia e Sarenge, responsáveis pelo programa de interiorização da energia de Guri.

O projeto de interiorização é composto pela disponibilização de linhas de transmissão e construção de subestações, que já estão praticamente concluídas, faltando apenas os ajustes finais. Até agora foram empregados cerca de 17 milhões de dólares nessa fase do projeto de interiorização. Para a conclusão, serão empregados ainda algo em torno de R4 14 milhões.

Para completar o projeto de interiorização ficará faltando apenas a interligação da subestação seccionadora de Primavera, que vai ser construída no anel viário, em Boa Vista, numa parceria da CER com a Eletronorte. A CER entregou o projeto de construção da subestação Primavera para reavaliação.

"O projeto foi entregue à Boa Vista Energia para revisão devido ao seu interesse em participar da interiorização com uma subestação rebaixadora de energia, com a finalidade de suprir a demanda do distrito industrial", explicou o presidente da CER, Antônio Carramilo.

Ele disse que somente depois que for feita a interligação da linha de transmissão, que vai da subestação da Eletronorte, em Monte Cristo, até a subestação Primavera, no anel viário, todos os trabalhos do projeto de interiorização estarão concluídos.

"O projeto da subestação Primavera está sendo revisado pela Boa Vista Energia para que depois seja firmada uma parceria na qual a Eletronorte entregará a linha de transmissão que vai alimentá-la. Com isso todo o trabalho ficará completo", frisou.

Também faltam ser realizados os testes nas subestações de Mucajaí, Caracaraí, Bonfim, Normandia e Sucuba para a conclusão total da obra. Essas subestações estão sendo testadas para poder receber energia.

ATENDIMENTO - A energia de Guri já chega aos municípios de Iracema, Mucajaí, Cantá, Bonfim e Alto Alegre. "Praticamente estamos com energia em todos os lugares que vamos energizar com a potência de 69kV. Essa linha de 69kV vai nos suprir em definitivo", disse Antônio Carramilo.

Atualmente os locais servidos pela energia de Guri operam com 13.8kV. De acordo com o presidente da CER, os consumidores que serão adicionados depois que a linha de transmissão de 69kV entrar em operação serão apenas os moradores dos municípios de Caracaraí e Normandia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.