VOLTAR

Eletronorte monitora Linhão de Guri via satélite para prevenção

Jornal Brasil Norte-Boa Vista-RR
07 de Fev de 2003

A empresa vem adotando providências para que as queimadas não interrompam o fornecimento de energia elétrica

Através de um convênio firmado com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), está sendo feito o monitorando diário, via satélite da ocorrência de queimadas na linha de transmissão.
Para permitir essa melhoria, a Regional da Eletronorte em Roraima adquiriu um Sistema de Posicionamento Global -GPS, e realizou o mapeamento geodésico de todas as 448 torres que compõem o Linhão no lado brasileiro.

As coordenadas foram cadastradas no site do Inpe, e através de um convênio está sendo feito o monitoramento diário das torres.
No caso de uma queimada, a equipe de Linha Viva da Regional consegue identificar a torre através de sua latitude e longitude, e verificar se ela esta próxima ao foco, sua localização, as entradas de acesso, e todas as informações fornecidas pelo satélite americano, NOOA-12, que permitam uma ação rápida e eficaz.

Projeto
O projeto criado pela Divisão de Transmissão da Unidade está sendo implantado em toda Eletronorte. Segundo Antonio Felismino, gerente Regional, "além de garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica, o monitoramento por Satélite de focos de queimadas próximo à linha de interligação Brasil-Venezuela, tem por objetivo eliminar as perdas da Empresa com os desligamentos, que já somam mais de R$ 100.000,00". "Nossa proposta é reduzir estas perdas para zero, e garantir o contínuo fornecimento de energia", concluiu.
Em Roraima ocorrem muitos focos de queimadas ao longo do Linhão, a região possuiu vegetação de lavrado, onde as comunidades indígenas e os fazendeiros utilizam o fogo para limpar a terra.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.