VOLTAR

Projeto com novas regras para as licenças ambientais será alterado, sinaliza Padilha

Valor Econômico, Brasil, p. A4
26 de Out de 2016

Projeto com novas regras para as licenças ambientais será alterado, sinaliza Padilha

Cristiano Zaia

O governo federal fará alterações no anteprojeto sobre novas regras para o licenciamento ambiental para atender a reivindicações do agronegócio, entre elas a dispensa de licenças para algumas atividades agropecuárias. A sinalização foi feita ontem pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, durante encontro com deputados e senadores da bancada ruralista do Congresso.
O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, chegou a anunciar o anteprojeto algumas vezes, mas o texto ainda não foi enviado ao Legislativo, onde crescem as divergências entre ruralistas e ambientalistas.
Ontem, durante almoço promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Natália Marcassa de Souza, afirmou que a pasta, em conjunto com os ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia, deve incluir no texto final artigos que dispensam licenças ambientais para pequenas áreas de pecuária - de até 15 módulos fiscais - e para pesquisas agropecuárias, desde que não representem risco biológico.
Natália disse ainda que o governo avalia permitir que a renovação de licenças ambientais para a agricultura sejam automáticas e sem necessidade de prévia autorização por órgãos ambientais.
As medidas ainda estão sendo finalizadas pela Casa Civil, mas já agradaram aos ruralistas, que travam nos bastidores mais uma disputa com o setor ambientalista. Cada um dos segmentos defende um substitutivo diferente ao Projeto de Lei (PL) 3.729/2004, em tramitação na Câmara, já aprovado na Comissão de Meio Ambiente, e que dispõe sobre novas regras para o licenciamento ambiental.
A proposta de dispensa de licenças para algumas atividades rurais aproveita pontos contidos em um dos substitutivos ao projeto - o apresentado pelo deputado Mauro Pereira (PMDB-RS), integrante da bancada ruralista.
A subchefe da Casa Civil afirmou, no entanto, durante o encontro com os parlamentares que o texto final que está sendo elaborado pelo governo tem como base um outro substitutivo ao PL 3.729, de autoria do deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso.
Esse texto, prevê simplificações para o licenciamento ambiental, mas não admite dispensas.
Padilha aproveitou o almoço com o ruralistas para defender que haja conciliação com interesses pregados pela ala ambientalista e disse que o governo quer construir um marco sobre o licenciamento no Brasil e se depender dele não haverá conflito entre produtores rurais e ambientalistas.

Valor Econômico, 26/10/2016, Brasil, p. A4

http://www.valor.com.br/brasil/4756139/projeto-com-novas-regras-para-li…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.