Amazonas Atual - https://amazonasatual.com.br
18 de Jul de 2019
18 de julho de 2019
MANAUS - Povos indígenas no Amazonas querem fortalecer manifestações culturais aliadas a atividades produtivas. Uma das ações é ampliar a produção agrícola sustentável. A missão é do Conselho da Roça, órgão do projeto SAT (Salvaguarda do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro).
Novas medidas para melhorar e ampliar o projeto serão debatidas nos dias 22 e 23 deste mês de julho, no município de São Gabriel da Cachoeira no encontro anual do Conselho da Roça, que foi considerado, em 2010, Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O SAT envolve a agricultura tradicional desenvolvida na região do Alto e Médio Rio Negro nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. Participam do projeto os povos Tukano, Tesena, Kubeo, Pira-Tapuya, Aruak, Baniwa e Baré.
Nessas cidades, foram identificadas 300 espécies de plantas cultiváveis, sendo 100 delas variedades de mandioca, alimento base do SAT. Também são incluídas nas ações os benzimentos e rezas.
"A roça é parte da vida dos povos indígenas do Rio Negro. A importância geral é essa: faz parte da nossa vida. É uma coisa que traz nosso bem viver, comer produtos originais, sem agrotóxico, sem química. Por isso, é importante a valorização", disse o representante da Associação dos Indígenas de Barcelos, Cleidinaldo dos Santos Soares, que pertence ao povo Lanawa, cuja população totaliza 70 famílias. "Vai ter debate sobre o papel da mulher no sistema agrícola. Porque a mulher é fundamental nos sistemas agrícolas, na roça, para ter cuidado com as plantas. Também é uma forma de valorizar as mulheres".
A programação da reunião inclui, ainda, debates sobre associativismo para a sustentabilidade do SAT. Haverá grupo de trabalho que vai abordar medidas de promoção para a cadeia da mandioca e seus derivados, projetos realizados por jovens indígenas e palestra de elaboração e gestão de projetos voltados para criação de centros de referência cultural. A publicação impressa do dossiê de registro, produzido pelo Iphan, também será entregue às comunidades, detentores e autoridades presentes à reunião.
O evento prevê atividades culturais como passeio pela roça, ritos e festas.
https://amazonasatual.com.br/povos-indigenas-querem-fortalecer-cultura-…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.