VOLTAR

Polícia investiga ataque contra índios em acampamento no sul de MS

G1 - http://g1.globo.com
18 de Nov de 2011

Líder indígena teria sido assassinado, diz entidade.
Funai acionou PF e Ministério Público para apurar os fatos.

Um líder indígena teria sido assassinado e outros índios teriam ficado feridos em um acampamento da etnia guarany-kaiwá na região sul de Mato Grosso do Sul, na manhã desta sexta-feira (18). Informações preliminares dão conta de que pistoleiros teriam invadido a área e feito vários disparos contra os indígenas.

De acordo com o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Sílvio Raimundo da Silva, o órgão foi informado dos fatos e acionou o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para apurar os supostos crimes que teriam ocorrido no acampamento Guaviry. Técnicos da Funai também se deslocaram até o local, que fica na faixa de fronteira com o Paraguai.

A área onde o assassinato teria ocorrido está em estudos para identificação de terras indígenas, e faz parte de fazendas situadas entre os municípios de Aral Moreira e Amambaí. No acampamento, vivem cerca de 100 índios da etnia kaiwá. Por meio da assessoria de imprensa, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informou que também tenta obter informações sobre outras possíveis vítimas.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/11/policia-investig…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.