VOLTAR

Petrobrás garante empenho para viabilizar gasoduto

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
11 de Jun de 2003

O presidente da Petrobrás, José Eduardo Dutra, garantiu ontem ao senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que a empresa está empenhada em solucionar os problemas ambientais que envolvem a construção do gasoduto Urucu/Porto Velho, pois entende que a obra é a melhor maneira de não agredir o meio ambiente da região. As informações foram dadas ao senador por Rondônia, durante audiência pública realizada na Comissão de Infra Estrutura do Senado.
José Eduardo Dutra adiantou que a Petrobrás vem fazendo gestões junto ao Ibama para que seja liberada a licença ambiental visando o início dos trabalhos de construção do gasoduto, e que o entrave maior está na dimensão do projeto, que abrange mais de um estado. Ele enfatizou, contudo, que a empresa tem todo interesse em desenvolver o gasoduto, porque, além de ser menos agressivo ao meio ambiente, poderá fornecer mais energia a um custo barato para o desenvolvimento do estado.
Valdir Raupp questionou o atraso verificado na implantação do projeto - que tem a Petrobrás como um dos parceiros - alegando que Rondônia hoje chega a gastar mais de 1 milhão de litros de diesel por dia, para acionar as usinas termelétricas. O parlamentar protestou também contra os atrasos verificados no início das obras, que estariam previstas para terminar ainda este ano, mas, por questões ambientais levantadas pelo Ibama, sequer começaram.
O senador por Rondônia quis saber ainda de José Eduardo Dutra, qual será a política da Petrobrás para com o Proálcool, que parece estar definitivamente fora dos planos da empresa quanto à sua manutenção, levando insegurança para as montadoras e consumidores de automóveis.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.