VOLTAR

Pacaraima se interliga à energia de Guri

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
28 de Ago de 2004

A Companhia Energética de Roraima (CER) realiza hoje, 28, a partir das 9h, a inauguração da interligação da energia de Santa Elena de Uairén (VE) a Pacaraima. Com a eletrificação, os 15 mil consumidores da cidade fronteiriça serão abastecidos pela energia geral do complexo hidrelétrico de Guri/Macágua, assim como ocorre com os moradores dos municípios do Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Mucajaí e Cantá.

Na quarta-feira, técnicos da CER e da empresa C. A. Eletricidad de Oriente (Eleoriente) fizeram testes em todo o sistema para garantir a qualidade da energia venezuelana em Pacaraima. Segundo o presidente da CER, Antônio Carramilo, durante os testes não foram detectados nenhum problema.

A CER está comprando 1,5 megawatt de energia da Venezuela, 50% a mais do consumo atual dos moradores de Pacaraima. "Essa sobra será uma medida de precaução para resguardar o fornecimento adequado de energia, no caso de crescimento da cidade e também para atender o aumento repentino da demanda, como acontece durante o Micaraima", disse.

A importação da energia da Venezuela não significará redução do valor da conta de energia para os consumidores, uma vez que a tarifa é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O presidente afirmou que os moradores terão inúmeras vantagens com a mudança do sistema termelétrico para o hidrelétrico.

"A principal delas será que, a partir de agora, a energia será firme e de qualidade, reduzindo as variações nos níveis de tensão. Será uma energia limpa, pois não polui o meio ambiente. Outra característica que os moradores vão perceber será a ausência de ruído, com o desligamento dos motores da usina a partir de hoje", lembrou Carramilo.

Apenas um dos quatro motores da usina termoelétrica de Pacaraima ficará no município e outros três serão remanejados para outras localidades.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.