VOLTAR

Obras do Acervo Indígena da UFMG são expostas na Biblioteca Central

UFMG- https://www.bu.ufmg.br
Autor: Pablo Lima
28 de Abr de 2014

O universo da literatura de autoria indígena tem crescido nas últimas décadas, em sintonia com a consolidação da Educação Indígena diferenciada, direito constitucional garantido aos povos indígenas que vivem no território brasileiro. A UFMG é protagonista na história da educação e da literatura indígena no Brasil, especialmente por meio da Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI), curso regular de graduação situado na Faculdade de Educação.

O Acervo Indígena da UFMG (Acind), coleção especial da Biblioteca Universitária, em parceria com o grupo de pesquisa Literaterras - escrita, leitura, traduções, e com o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História (LabepeH) apresentam a exposição O Livro Indígena Contemporâneo: obras do Acervo Indígena da UFMG.

A mostra traz uma seleção de livros do Acind que foram produzidos no âmbito do núcleo Literaterras, desde a redação do texto até a ilustração e edição. O Acind guarda os manuscritos e ilustrações originais, as primeiras impressões (bonecas), bem como fotografias do processo de produção dos livros: Curar, de autoria de índios maxakali; Vatu Hoom, de autoria de índios krenak, e a Caixa de Literatura, de autoria de indígenas xacriabá. Trata-se de livros de autoria coletiva, uma das características de parte significativa da literatura indígena.

A exposição O Livro Indígena Contemporâneo: obras do Acervo Indígena da UFMG poderá ser apreciada no Setor de Obras Raras e Coleções Especiais da Biblioteca Universitária da UFMG, no 4o andar da Biblioteca Central, de 05 de maio até 11 de junho de 2014, das 8h às 17h.

https://www.bu.ufmg.br/noticias-eventos/950-obras-do-acervo-indigena-da…-

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.