VOLTAR

O preço de um telhado branco é o mesmo de um com outra cor

OESP, Vida, p. A20
Autor: AKBARI, Hashem
01 de Set de 2011

"O preço de um telhado branco é o mesmo de um com outra cor"

Entrevista
Hashem Akbari, físico e professor da Concordia University em Montreal (Canadá)

A Câmara Municipal de São Paulo discute há algum tempo o projeto de lei 615/2009, do vereador Antonio Goulart - a chamada Lei do Telhado Branco. A ideia, além de reduzir as temperaturas na cidade, é cortar custos com energia e, de quebra, emitir menos carbono. Expert na matéria, o físico iraniano Hashem Akbari, que esteve em São Paulo para o 2. Greenbuilding Brasil, nesta semana, falou ao Estado sobre o assunto:

- A Grande São Paulo é uma região de quase 20 milhões de habitantes. Qual sua experiência na aplicação das superfícies brancas em cidades desse tamanho?
É perfeitamente aplicável em grandes cidades. Qualquer telhado tem de ser reformado a cada 10, 20 anos, porque ele se deteriora, seja plano ou inclinado. É aí que o cidadão vai trocar a cor do seu telhado. Sem custo adicional. Ele vai fazer uma manutenção de rotina e aproveita para trocar a cor.

- Mas se todo mundo procurar telhados brancos, o preço não vai subir?
Não, o preço vai baixar, porque aí começa a produção em massa e todas as empresas vão competir por uma fatia do mercado. A tecnologia avança. Atualmente, dependendo do produto que se usa, o preço de um telhado branco é o mesmo que o de outra cor. Mas todo mundo sai ganhando se usamos os telhados brancos.

- Quanto realmente se evita de emissões ao trocar a cor de um telhado ou uma superfície?
A cada 10m² de telhado comum trocado por um branco se deixa de emitir 1 tonelada de CO2 para a atmosfera. Isso é correspondente às emissões anuais de um carro.

- Se todos os telhados do mundo fossem pintados de branco, quanto deixaríamos de emitir?
Entre 44 e 80 gigatoneladas, o que corresponde a cerca de dois anos de emissões mundiais.

- Você está negociando a entrada de São Paulo na Global Cool Cities Alliance. Como estão as negociações?
Estive com o secretário municipal de Meio Ambiente e ele se mostrou muito interessado. E disse que no mês que vem terá uma posição a respeito do comprometimento de São Paulo.

OESP, 01/09/2011, Vida, p. A20

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,planeta,766869,0.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.