VOLTAR

O futuro da Serra

O Diário - http://odiariodemogi.inf.br/
09 de Jun de 2013

Uma necessária proposta volta a ser ventilada para proteger a Serra do Itapeti, floresta da Mata Atlântica que recebe ameaças constantes à rica biodiversidade encontrada em regiões daquele território verde. Não é a primeira vez que se fala na criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA), que se integraria à margem preservada por lei estadual do Rio Tietê, criando um pioneiro corredor ecológico para a conservação da fauna e flora.

Protegida por uma lei federal de autoria do deputado Maurício Nagib Najar [1934-2001] aprovada na década de 80, a Serra do Itapeti passaria a contar com um instrumento específico para a proteção de determinados pontos daquele prodígio ecológico.

Será um trabalho de envergadura, principalmente porque das discussões e estudos anunciados pelo governo municipal na semana que passou, serão definidas os trechos que serão incluídas na APA. Louvável, o plano para a reserva precisa ser acompanhado com particular interesse e atenção pela sociedade civil e o poder constituído de Mogi, Guararema e Suzano.

Com recursos naturais tão específicos e ainda inexplorados, qualquer intervenção nesse santuário de espécies ameaçadas de extinção suscita muitos interesses - e nem todos são focados na preservação ambiental e no uso sustentável.

A atenção com o que se faz e pretende fazer com a Serra do Itapeti prescinde vigilância ininterrupta.

Ainda com grande parte do território ociosa e localizada em um ponto estratégico da malha rodoviária do Estado, ao lado dos complexos Ayrton Senna-Carvalho Pinto e Rodovia Presidente Dutra, a região atrai empreendimentos comerciais e industriais, em busca das facilidades logísticas e da oferta de grandes terrenos. O emblemático caso envolvendo a empreiteira Queiroz Galvão, que insiste em instalar um lixão no Bairro do Taboão, exemplifica bem o que está em jogo.

Este jornal considera importantíssima a iniciativa destacada por autoridades municipais no Dia Mundial do Meio Ambiente. Quanto mais protegida for a Serra do Itapeti, maiores serão os mecanismos para se impedir a destruição de um patrimônio natural e histórico da Região Metropolitana de São Paulo.

Com prazo para ser lançado apenas no ano que vem, o projeto da APA da Serra do Itapeti tem o nosso inteiro aval. Desde que seja cumprido dentro da transparência e seriedade que o assunto como esse requer.

http://odiariodemogi.inf.br/opiniao/editorial/15940-o-futuro-da-serra.h…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.