VOLTAR

Novo presidente da Funai fala ao Amazônia Brasileira nesta sexta-feira (3)

Rádio Nacional da Amazônia/EBC - www.radios.ebc.com.br
Autor: Beth Bergonha
02 de Jul de 2015

João Pedro Gonçalves da Costa assume prometendo acelerar demarcações de Terras Indígenas

[áudio]
O ex-senador pelo Amazonas, João Pedro Gonçalves da Costa, foi empossado como presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) após dois anos em que a Fundação teve apenas presidentes interinos.

O novo presidente terá grandes desafios a enfrentar em sua jornada, pois assume em um momento em que povos e organizações indígenas afirmam sofrer pressões de diversas naturezas sobre seus territórios demarcados. Reclamam também da lentidão na demarcação e homologação de terras já reconhecidas como território indígena pela própria Funai.

Vamos saber o que se espera dessa gestão em um momento de controvérsias dentro do próprio governo, um bom exemplo disso é a construção de hidrelétricas, obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que, no entanto, causam grandes impactos aos povos indígenas em termos de território e de interferência cultural.

No Amazônia Brasileira desta sexta-feira (03), João Pedro Gonçalves da Costa fala das expectativas e desafios em relação ao cargo que acaba de assumir.

Não perca!

O programa vai ao ar a partir das 08h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 05h. A produção e a apresentação são de Beth Begonha.

http://radios.ebc.com.br/amazonia-brasileira/edicao/2015-07/novo-presid…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.