VOLTAR

Novo PAC pode favorecer aprovação da 'mãe de todas as boiadas' no Senado

RFI - https://www.rfi.fr/br/podcasts/planeta-verde/20230831-
31 de Ago de 2023

Novo PAC pode favorecer aprovação da 'mãe de todas as boiadas' no Senado

Publicado em: 31/08/2023 - 17:39

Organizações ambientalistas alertam que o Projeto de Lei 2.159, aprovado na Câmara em 2021, pode ter a votação pautada no Senado a qualquer momento. O PL, apresentado na época do governo de Jair Bolsonaro, foi apelidado de 'a mãe de todas as boiadas' por promover a flexibilização generalizada dos licenciamentos ambientais no país.
O Observatório do Clima e o Instituto Socioambiental (ISA) alertam, em documento divulgado à imprensa nesta terça (29), que o texto atende aos interesses de dois dos lobbies mais poderosos do Congresso, o ruralista e o da indústria. A ex-ministra de Bolsonaro e atual senadora Tereza Cristina é relatora do projeto.
"Nunca antes na história desse processo houve um texto tão ruim. Ele privilegia a não licença, tem uma lista grande de isenções, com redações genéricas, e privilegia o autolicenciamento, na forma da 'Licença por Adesão e Compromisso' (LAC)", comentou Suely Araújo, ex-presidente do Ibama e uma das maiores especialistas na legislação ambiental do país.
Na versão atual, o PL 2.159 dispensa o licenciamento ambiental rigoroso para uma série de empreendimentos, inclusive agropecuários e os relacionados "à manutenção e ao melhoramento da infraestrutura preexistente". Caberia a estados e municípios definirem quando o processo seria necessário - e mesmo aqueles projetos que continuarem sujeitos a verificações, teriam o procedimento flexibilizado.
"A grande maioria, daria para dizer 98% a 99% do licenciamento ambiental, seria transformado em um documento autodeclaratório, sem análise humana e sem análise prévia por parte do órgão ambiental, em que o empreendedor apresenta essa autodeclaração e a licença é obtida de forma automática. Ou seja, licenciamento não é", resume o consultor jurídico do ISA Maurício Guetta.
Garimpo e mineração
Uma das atividades que mais se beneficiariam da aprovação do texto no Senado seria a mineração, inclusive o garimpo. "Na grande maioria das vezes, o garimpo já não é considerado uma atividade de significativo impacto ambiental, e ele vai ter ainda menos cuidado. Um estudo publicado pelo ISA aponta que 86% dos empreendimentos minerários e suas barragens de rejeitos em Minas Gerais passariam a poder ser licenciados via Licença por Adesão e Compromisso', ou seja, automática, gerando a ampliação dos riscos da proliferação de novos desastres e impactos sobre as pessoas", adverte Guetta.
O PL também facilitaria a regularização a posteriori de empreendimentos realizados sem licença - o que, na prática, significaria um incentivo a projetos irregulares desde o começo.
"É um pacote completo, um texto que eu considero que implode com mais de 40 anos de experiência de licenciamento ambiental no país - que é a principal ferramenta de prevenção de danos da política nacional do meio ambiente. É certo que a gente precisa racionalizar, organizar, gerenciar os processos de licenciamento. Mas acabar com ele, como é a proposta, seria voltar no tempo em que as crianças nasciam sem cérebro em Cubatão porque a poluição não tinha controle", compara Suely Araújo, especialista sênior em políticas públicas do Observatório do Clima.
PAC 'verde'?
Atualmente, o PL tramita em duas comissões do Senado - Meio Ambiente e Agricultura. A esperança dos ambientalistas é que os pontos mais críticos do documento possam ser retirados ou modificados, por meio de emendas apresentadas pelos próprios senadores. Mas o risco é que, no contexto do Novo PAC, programa de investimentos do governo federal que resultará em milhares de obras pelo país, o texto passe sem as mudanças desejadas.
A preocupação é grande porque a Casa Civil já demonstrou a intenção de "aperfeiçoar o ambiente regulatório e do licenciamento ambiental" para não emperrar as futuras obras do PAC. A nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento se vende como 'verde' - mas não atenderá a esse compromisso se o PL 2.159 passar como está.
"Não sabemos exatamente o nível de conflito interno no Executivo, mas sabemos que, certamente, o conflito existe. Se tudo der certo e nós conseguirmos melhorias no Senado, o texto volta para a Câmara", afirma Araújo. "De qualquer forma, é esperado que o presidente Lula tenha que vetar alguns dispositivos no licenciamento. Eu não acredito em veto integral numa lei desse tipo, porque está entre as demandas do PAC a aprovação da lei. Então os vetos serão pontuais, o que é preocupante."
A expectativa das organizações é de que o projeto de lei seja levado à votação ainda neste semestre.
Por: Lúcia Müzell

https://www.rfi.fr/br/podcasts/planeta-verde/20230831-novo-pac-pode-fav…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.