VOLTAR

MT: Incêndio ameça atingir aldeia indígena no Xingu

O Globo - http://oglobo.globo.com
12 de ago de 2010

CAMPO GRANDE - Um incêndio ameça atingir a aldeia indígena Moigu, da etnia Ikpeng no Parque Nacional do Xingu. O fogo começou na semana passada e ainda não foi controlado. Cerca de 380 famílias moram na aldeia que fica próximo ao posto Pavuru, no médio norte do Xingu.

De acordo com informações do índio Kumaré Txicão, o incêndio teria começado após um apicultor fazer a colheita do mel. As chamas atingiram os galhos das árvores que estão secas, iniciando o incêndio. Com o vento forte e o tempo seco, o fogo alastrou rapidamente e já queimou mais de sete quilômetros da mata em torno da aldeia. 'O fogo avançou muito rapidamente e já está a dois quilômetros da aldeia', disse o índio em entrevista ao site da TV Centro América, afiliada da TV Globo.

Homens, mulheres e crianças tentam controlar as chamas que já duram mais de uma semana. Temendo que o fogo atinja as casas, os índios estão trabalhando no combate durante todo o dia.

- Todos estão tentando controlar o fogo. Mulheres e crianças estão ajudando dia e noite, mas não conseguem combater - informou Kumaré.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros deve chegar hoje à noite no local para controlar o fogo.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/08/12/mt-incendio-ameca-atingi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.