VOLTAR

Ministério dos Povos Indígenas pede veto total ao projeto do Marco Temporal

Carta Capital - https://www.cartacapital.com.br
11 de Out de 2023

Lula tem até o dia 20 de outubro para decidir se veta ou não o projeto

POR CARTACAPITAL | 11.10.2023 21H17

A Consultoria Jurídica do Ministério dos Povos Indígenas pediu nesta quarta-feira 11 que o presidente Lula (PT) vete de forma integral o PL do Marco Temporal, aprovado pelo Congresso Nacional no fim de setembro.

O parecer jurídico com a recomendação será encaminhada ao presidente. Ele tem até o dia 20 de outubro para decidir se veta o projeto ou realiza a sanção.O PL foi votado às pressas no fim do último mês como uma resposta ao Supremo, que já havia invalidado a tese do Marco Temporal.O secretário-executivo do ministério, Eloy Terena, destaca a importância da recomendação, que atesta a inconstitucionalidade do projeto aprovado.

"O veto por inconstitucionalidade já era uma posição do MPI e nós seguimos a decisão do Supremo Tribunal Federal, que já reconheceu a inconstitucionalidade da tese do Marco Temporal", diz Terena.

A conclusão do parecer é que diversos dispositivos do PL são inconstitucionais ou contrariam o interesse público, pois formam um "conjunto disforme e sem vínculo lógico, que só contribui para tumultuar o regramento do direito de posse indígena".Além do ministério, lideranças indígenas também pedem ao governo o veto ao projeto.

https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/ministerio-dos-povos-indi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.