VOLTAR

Minc evita dar prazo para liberar obras de Jirau

FSP, Dinheiro, p. B10
15 de Out de 2008

Minc evita dar prazo para liberar obras de Jirau

Da sucursal de Brasília

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) evitou ontem se comprometer a liberar o início das obras da hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, até o final do mês, antes do início do período das chuvas, conforme pedido feito pelo presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Jerson Kelman.
"O tempo do licenciamento não é o tempo das chuvas", disse. "É melhor perdermos a "janela hidrológica" do que perdermos a casa", ponderou o ministro, preocupado com a possível contestação judicial à concessão de licença de instalação ao empreendimento.
O Ibama concedeu licença prévia à usina no ano passado. Mas, depois de vencer o leilão para construir e operar a usina, o consórcio liderado pela multinacional Suez mudou o local da hidrelétrica em mais nove quilômetros.
Minc disse que não há como conceder uma licença especial para a montagem do canteiro de obras e a construção de diques removíveis, como pede a empresa e defende a Aneel.

FSP, 15/10/2008, Dinheiro, p. B10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.