VOLTAR

Marina arma que o Ibama 'não está acéfalo'

O Globo, Economia, p. 16
01 de Mai de 2007

Marina arma que o Ibama 'não está acéfalo'

Em entrevista ao programa `Bom Dia Brasil' da TV Globo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assegurou ontem que as mudanças em sua pasta e no Ibama nada têm a ver com a demora na liberação do licenciamento ambiental para a construção de duas hidrelétricas no Rio Madeira, em Rondônia. Ela disse que o Ibama não está acéfalo e esclareceu que a viabilidade das obras depende do resultado de um estudo confiável de impacto ambiental.
- A solução para os problemas está nas mãos dos empreendedores - disse.
A ministra lembrou que as empresas responsáveis pelas obras estão fazendo um esforço para responder a questões que surgiram via Ministério Público. Segundo ela, o estudo apresentado por Furnas e Odebrecht estava equivocado em relação a peixes e sedimentos.

- (vos estudos deles (Odebrecht e Furnas) havia duas informações contraditórias: de que teríamos assoreamento do rio em dez anos, que comprometeria o lago em 50%, e a informação de que isso não causaria impacto à jusante na fronteira com a Bolívia.
Ela reafirmou que o Ibama continua com uma linha de comando, a despeito da saída de parte dos diretores, em solidariedade a Marcus Barros, afastado da presidência. E reiterou que a reestruturação não tem relação com as obras do Rio Madeira.
- 0 Ibama não está acéfalo. Estamos fazendo novas nomeações, e o presidente Marcos Barros ainda está no Ibama, mesmo que tenha pedido para sair.

O Globo, 01/05/2007, Economia, p. 16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.