VOLTAR

Lideranças indígenas preparam relatório com problemas das aldeias no Tocantins

G1 http://g1.globo.com/
14 de Abr de 2018

Lideranças indígenas de várias regiões do Tocantins se reuniram em Palmas para conversar sobre problemas que afetam aldeias em todo o estado e preparam um relatório que será entregue nos próximos dias. O documento será encaminhado para o Ibama, O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Funai e o Ministério Público Federal.

Cerca de 60 indígenas participam do debate. O Tocantins atualmente possui mais de 190 aldeias reconhecidas e catalogadas. As lideranças denunciam desmatamento ilegal, poluição nos rios e falta de assistência na área da saúde, principalmente na questão da entrega de medicamentos e na oferta de pré-natal para as gestantes.

A indígena Isabel Xerente reclamou do uso de agrotóxicos em propriedades rurais da região onde mora. "O progresso que eles estão pegando é para eles, não é para nós. Apenas o que nós estamos pegando é veneno na cara, os meninos doentes, os adultos doentes", conta ela.

"Todas as vezes que chove lá, nós ficamos com a água deste tipo aqui", diz o indígena Evangelista Apinajé, mostrando uma garrafa com água barrenta que ele trouxe da aldeia onde mora. "É a água que nós bebem, porque nós não temos como beber outras águas. E estas águas aqui estão dando doenças, disenteria, vômito e termina indo a óbito", completa ele.

Ainda não foram definidas quais providências serão tomadas, apenas depois que o relatório for preparado os órgãos envolvidos vão montar uma estratégia de auxílio aos indígenas.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/liderancas-indigenas-preparam…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.