VOLTAR

Líder Guarani critica ruralistas e convoca para mobilização em defesa da Constituição

ISA - http://www.socioambiental.org
10 de Set de 2013

Comissão Guarani Yvyrupa circulou na internet vídeo com o depoimento do líder Guarani Pedro Vicente Karai Miri, criticando duramente a bancada ruralista e convidando população a participar de ato público, em 2/10

A Comissão Guarani Yvyrupa está circulando na internet um vídeo com o depoimento do líder Guarani Pedro Vicente Karai Miri, do município de São Paulo, criticando duramente a bancada ruralista da Câmara dos Deputados e os projetos que visam restringir os direitos indígenas.

O filme convida a população a participar do ato público, em 2/10, às 17h, em frente ao Masp, na avenida Paulista, em defesa dos direitos indígenas. A manifestação faz parte da mobilização nacional em defesa da Constituição, dos direitos de populações indígenas e tradicionais e do meio ambiente, entre 30/9 e 5/10. No dia 5/10, a Constituição Federal completa 25 anos.

A mobilização foi convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e conta com o apoio de várias organizações da sociedade civil, entre elas o ISA, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e Greenpeace (saiba mais).

No vídeo, Pedro denuncia a intenção dos ruralistas de destruir a legislação que garante os direitos dos índios sobre suas terras. "Colocar mais leis que dificultam nossa vida?", questiona. "É só para ficarem ricos que querem ser deputados, o pensamento de vocês está tomado por uma ganância descontrolada", afirma a liderança indígena.

http://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/lider-guar…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.