VOLTAR

Haja protesto!

A Crítica (Manaus - AM)
21 de Abr de 2000

Índios, negros, camponeses, sindicalistas, estudantes e outros movimentos ameaçam realizar protestos contra as comemorações oficiais dos 500 anos do país. O risco de uma manifestação expressiva no dia em que o presidente Fernando Henrique Cardoso e seu colega português, Jorge Sampaio, chegam à cidade de Porto Seguro (BA), levou o presidente a encurtar sua agenda. No entanto, o ministro do Turismo, Rafael Greca, afirmou que FHC provavelmente visitará os Pataxó, em Coroa Vermelha.

Representantes indígenas de mais de cem grupos diferentes reivindicaram sua autonomia, criticando a Igreja e o Governo, cujas tentativas de manipulação são visíveis às vésperas do aniversário de 500 anos do país. O índio macuxi, José Adalberto, falou sobre a necessidade de criação de entidades em que os próprios índios lutem por seus direitos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.