VOLTAR

Fogo devasta 12% do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: por MAURÍCIO MORAES
02 de Set de 2019

Fogo devasta 12% do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Há mais de uma semana Cuiabá está coberta de fumaça das queimadas. Cerrado já registrou 28 mil focos de calor desde janeiro, o que representa 30% das queimadas do país.

Enquanto o Brasil e o mundo se alarmam com as queimadas na Amazônia, o fogo devastou 12% do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Centro-Oeste do país.

Há mais de uma semana Cuiabá está coberta de fumaça das queimadas. O fogo já destruiu mais de 40 quilômetros quadrados do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, uma área do tamanho da cidade de Ouro Preto. Aviões de combate a incêndio só pousam para abastecer os tanques de água e voltam para a floresta.

"São várias frentes de incêndio. O setor leste, setor oeste e setor sul. Temos equipes de terra e os dois aviões fazendo um trabalho combinado para combater esse incêndio", diz um dos bombeiros que fazem o trabalho.

É o segundo incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães só este ano. O cerrado já registrou mais de 28 mil focos de queimadas. Isso é 30% de todas os incêndios florestais do Brasil até agora. E a característica desta mata facilita a propagação do fogo. As árvores do cerrado têm uma madeira leve, porosa, parece até uma cortiça. Quando pega fogo, ele se alastra muito rapidamente.

As chamadas atingiram várias comunidades rurais. Casas e até um barco foram destruídos. "Já queimou casa, está morrendo gado. Só que a gente precisa de ajuda, não está dando conta", fala um morador enquanto filma incêndio.

A ponte queimada deixou moradores isolados. "A ponte pegou fogo. Sinalizar aqui, por favor. Se não vai cair carro aqui", alerta morador, filmando a situação.

As queimadas estão proibidas em todo o estado até 30 de novembro. Mesmo assim, os bombeiros dizem que quase todas são iniciadas pela ação do homem.

"Todo fogo que é gerado nesse período tem grande chance de perder o controle e se alastrar, causando uma grande queimada, como as que a gente vem vendo, incêndios florestais, principalmente", disse o tenente Felipe Saboia, do Corpo de Bombeiros.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/09/02/fogo-devasta-12…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.