VOLTAR

Estudantes saem às ruas em mobilização

Folha da Manhã (Online) - http://www.fmanha.com.br
Autor: Jane Ribeiro
23 de Set de 2013

Cerca de 700 estudantes de diversas partes do país estão participando do 56o Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia (Conea), na Universidade Estadual do Norte fluminense (Uenf), deixaram as discussões e tomaram as ruas do Centro da cidade para uma mobilização em defesa da constituição Federal nos seus 25 anos de existência e, pela Implementação dos Direitos Territoriais dos Povos Indígenas e dos Quilombolas.

Os estudantes caminharam da Uenf até a praça São Salvador munidos de faixas, cartazes e bandeiras e realizaram um bate lata chamando a atenção de quem passava pelo local. A proposta é despertar a sociedade e o poder público para a valorização do Índio Goitacá.

Durante o ato os estudantes colocaram no monumento do Expedicionário bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e da Federação dos Estudantes de Agronomia. E para chamar a atenção da população eles usavam latas como instrumentos musicais.

Segundo o estudante e membro da comissão organizadora do Congresso, Gilberto Gomes, o protesto é contra o modelo de agricultura implantado atualmente no Brasil e que teria mudado a vida de comunidades indígenas no país. Eles pedem que seja implantado um sistema que não invada o espaço dos indígenas e nem das comunidades quilombolas.

- Campos já foi terra de índio, mas não vemos nenhum tipo de valorização e lembrança do Índio Goitacá. Isso não pode acontecer, temos que valorizar e não deixar ficar no esquecimento quem tanto contribuiu para a conquista da cidade. Estamos aqui hoje para isso defender a memória e chamar a atenção para o nosso movimento. Estamos fazendo barulho, mas de forma bem pacífica - disse ele.

http://www.fmanha.com.br/economia/estudantes-saem-as-ruas-em-mobilizaca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.