VOLTAR

Especialistas pedem adoção de seguro agrícola

OESP, Nacional, p. A14
01 de Ago de 2010

Especialistas pedem adoção de seguro agrícola
Mas há divergência entre consultores de agronegócio sobre os efeitos da quebra de patente de defensivos agrícolas e também sobre o desmatamento

Há consenso entre especialistas de que o agronegócio precisa de um sistema de seguros para evitar a excessiva variação na lucratividade. "Isso é absolutamente fundamental", afirma José Vicente Ferraz, consultor da AgraFNP.
Ferraz ressalta que a iniciativa só pode ser financiada pelo Tesouro Nacional: "Não é pouco dinheiro envolvido." Ele diz que esse incentivo não é considerado subsídio pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Ferraz declara ser favorável à sugestão de José Serra de quebrar a patente de defensivos agrícolas. Ele admite ser tema de difícil abordagem, mas argumenta que os preços pagos pelos agricultores tornam o produto nacional menos competitivo. "Os Estados Unidos, por exemplo, poderiam adotar sanções contra o Brasil, mas do ponto de vista da produção seria muito bom."
Paulo Molinari, consultor da Safras & Mercado, discorda: "Não vejo com bons olhos. Poderia prejudicar mais que ajudar." Para ele, a quebra de patentes poderia levar a uma queda nos investimentos externos.
Desmatamento zero. Ferraz critica a proposta de Marina Silva de impedir a expansão da fronteira agrícola. "Se a candidata soubesse fazer conta, veria que isso é inviável." Ele defende desmatamento de todas as regiões aptas para a agropecuária. "O Brasil tem área potencial imensa que precisa ser explorada".
Já Molinari apoia a criação de áreas de preservação, mas diz que a legislação ambiental precisa ser flexibilizada. "Concordo que há espaço para o aumento da produtividade em áreas mal plantadas. Mas precisamos de uma legislação mais clara, economicamente viável", opina.

OESP, 01/08/2010, Nacional, p. A14

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100801/not_imp588960,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.