VOLTAR

Dos milhões em 1500 aos milhares em 2017: esse é o índio brasileiro

Yahoo - https://br.noticias.yahoo.com
07 de Jun de 2017

Dos milhões em 1500 aos milhares em 2017: esse é o índio brasileiro

Yahoo Notícias 7 de junho de 2017

Desde o Descobrimento do Brasil, em 1500, lendas passadas de geração em geração distanciaram e mistificaram a figura do indígena nativo diante dos olhos dos colonos europeus e seus descendentes. No entanto, poucos levam em consideração que essas populações já habitavam o continente, séculos antes da chegada dos exploradores. Não seria esse o momento de reconhecer os índios como os herdeiros dos verdadeiros brasileiros donos da terra, que hoje chamamos de Brasil?
Em seu livro 'Os Índios e a civilização', Darcy Ribeiro explica que o indígena brasileiro pode ser definido pela conservação dos costumes ancestrais em detrimento à adaptação ao modo de vida da sociedade. "[...] índio é todo o indivíduo reconhecido como membro por uma comunidade pré-colombiana que se identifica etnicamente diversa da nacional e é considerada indígena pela população brasileira com quem está em contato".
Apesar da falta de fontes precisas, estima-se que as populações indígenas teriam chegado a algo entre 2 e 5 milhões de indivíduos, nas terras hoje ocupadas pelo Brasil. A teoria arqueológica mais aceita é de que teriam povoado a América vindos da Ásia, através do Estreito de Bhering, cerca de 13 mil anos atrás,
Novo Mundo
Nas últimas décadas não têm sido raras as notícias sobre conflitos entre índios e agricultores em disputa por terras reivindicadas por ambas as partes, como o extermínio em andamento dos remanescentes das tribos Guarani Kaiowá, na Reserva de Dourados, no Mato Grosso do Sul, onde foram assentados depois de séculos fora de suas aldeias originais no sudeste e centro-oeste do país. Ataques ao povo Manchineri, no Acre e atrocidades contra os Gamela, no Maranhão.
Sina enfrentada por centenas de outros grupos indígenas deslocados de suas terras e, muitas vezes, forçados a buscar trabalho com os próprios latifundiários que roubaram suas terras e abusam da força de trabalho, sob forma quase análoga à escravidão. "Pelo censo de 2010, feito pela FUNAI, há cerca de 800 mil índios. Mas agora esse ano, o Instituto Sócio Ambiental (ISA) lançou um mapeamento, constatando em torno de 715 mil índios. Contudo, a metodologia do IBGE, que faz o censo, é diferente. O instituto brasileiro usa um método partindo do indivíduo para o grupo, enquanto o ISA realiza uma lógica que parte do grupo e vai para o indivíduo.", explica Flávio Leão Bastos Pereira, membro da Academia Internacional dos Princípios de Nuremberg e pesquisador sobre o genocídio dos povos indígenas.
Apesar de terem sido registradas 217 diferentes línguas indígenas faladas no país, mais de 17% da população indígena não fala português. Dado que explica o registro de 69 casos onde ainda não houve contato com o 'mundo exterior'.
Curiosamente o percentual de indígenas em relação à população branca subiu de 0,2%, em 1991, para 0,4% no ano 2000. Um aumento de pouco mais de 10% na população total refletido no aumento de 150% de pessoas que se declararam indígenas no último Censo.
Por outro lado, Flávio Leão Bastos Pereira explica que apesar do aumento sensível da população, o horizonte não parece assim tão promissor para um eventual processo de descolonização. "Na verdade, a situação terrível dos povos indígenas atuais, espoliadas as suas terras, que são a base de sua subsistência, decorre, do ponto de vista histórico, do processo de colonização. Foi um processo genocida de extermínio. Hoje, os povos indígenas tiveram tomadas as suas terras e foram convertidos à mão de obra barata, quase escrava para a manutenção do sistema de produção imposto pela sociedade dominante", esclarece o especialista, que também é professor de Direitos Humanos e Direito Constitucional, no Mackenzie.

https://br.noticias.yahoo.com/dos-milhoes-em-1500-aos-milhares-em-2017-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.