VOLTAR

Davi Yanomami convoca sociedade brasileira para mobilização em defesa de direitos indígenas

ISA - http://www.socioambiental.org
04 de Set de 2013

Liderança faz apelo pela união de índios e não índios em defesa de direitos constitucionais de populações indígenas e tradicionais

O líder Yanomami Davi Kopenawa gravou um vídeo em que convoca povos indígenas, organizações indigenistas e sociedade em geral a participar da mobilização em defesa da Constituição, dos direitos de populações indígenas e tradicionais e do meio ambiente, prevista para a semana entre 30/9 e 5/10. No dia 5/10, a Constituição Federal completa 25 anos. No vídeo, Davi faz menção à necessidade de união de índios e não índios (veja abaixo).

http://www.youtube.com/watch?v=wkbe_4N7two

A mobilização foi convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e tem apoio de organizações indigenistas e ambientalistas, entre elas o ISA, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e Greenpeace.

Durante os dias de mobilização, ocorrerão manifestações em vários locais do País, em especial em frente ao Congresso, em Brasília. No dia 2/10, às 17h, já está marcado um ato público em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista.

As principais reivindicações são a demarcação das TIs, em especial nos estados onde há mais conflitos entre índios e fazendeiros, a titulação de territórios quilombolas, a criação de Unidades de Conservação e o arquivamento de projetos legislativos e medidas contra os direitos indígenas e de outras populações tradicionais, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 227 e a Portaria 303 da Advocacia-geral da União (AGU).

http://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/davi-yanom…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.