VOLTAR

Cristiano Zanin vota contra o marco temporal; placar está 3 a 2 para invalidar tese

CNN Brasil - https://www.cnnbrasil.com.br
Autor: Lucas Mendes
31 de Ago de 2023

Ministro propôs possibilidade de indenizar ruralistas que ocuparam terras indígenas de boa-fé

Lucas Mendesda CNN

Brasília

31/08/2023 às 16:26 | Atualizado 31/08/2023 às 19:14

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra o marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Agora, o placar está 3 a 2 contra a validade da tese, que é defendida por ruralistas e rejeitada por indígenas.

Depois do voto do magistrado, a Corte entrou em intervalo. O próximo a votar é Luís Roberto Barroso.

VÍDEO - Resolução do PT tem recado a Zanin no STF, dizem fontes
Resolução do PT tem recado a Zanin no STF, dizem fontes | CNN ARENAResolução do PT tem recado a Zanin no STF, dizem fontes | CNN ARENA
O Supremo retomou a análise do caso na quarta-feira (30), com o voto de André Mendonça.

Até o momento, votaram contra o marco temporal:

o relator, ministro Edson Fachin,
Alexandre de Moraes,
e, agora, Zanin.

Votaram a favor:

Nunes Marques
e André Mendonça.

Grupos indígenas foram a Brasília protestar contra o marco temporal. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), mais de 600 pessoas estão na capital federal.

Lideranças acompanham o julgamento de dentro do plenário. Estão lá o cacique Raoni, líder do povo Mebêngôkre (Kayapó), e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Há também um telão do lado de fora do prédio do STF transmitindo a sessão.

Entenda o que é o marco temporal
O marco temporal é uma tese jurídica que determina que a demarcação de uma terra indígena só pode acontecer se for comprovado que os indígenas estavam sobre o espaço requerido em 5 de outubro de 1988 - quando a Constituição atual foi promulgada.

A exceção é quando houver um conflito efetivo sobre a posse da terra em discussão, com circunstâncias de fato ou "controvérsia possessória judicializada", no passado e que persistisse até 5 de outubro de 1988.

O tema tem relevância, porque será com este processo que os ministros vão definir se a tese do marco temporal tem validade ou não. O que for decidido valerá para todos os casos de demarcação de terras indígenas que estejam sendo discutidos na Justiça.

Voto de Zanin
Em seu voto, Zanin também reconheceu a possibilidade de que ruralistas possam ser indenizados caso tenham ocupado, de boa-fé, uma área que seja reconhecida depois como terra indígena.

O ministro defendeu a possibilidade de indenização pelas eventuais benfeitorias no local (o que a lei já prevê hoje) e também a indenização pelo valor da terra em si, caso o poder público tenha destinado a área de forma indevida.

Nesse caso, a indenização não fica restrita à União, podendo ser paga por estados e municípios. Para Zanin, esse dever de indenizar não atrapalha nem interfere no procedimento de demarcação. Ou seja, a definição e o pagamento de indenização devem se dar em um outro processo, seja ele judicial ou de conciliação.

Essa indenização deve ser definida caso a caso, avaliando a responsabilidade do poder público e a boa-fé do ocupante não indígena.

Para os casos de terras indígenas já demarcadas, Zanin propõe que não haja possibilidade de indenização.

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/cristiano-zanin-vota-contra-o-mar…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.