VOLTAR

Covid-19: ianomâmis lançam campanha para exigir que governo brasileiro expulse garimpeiros ilegais das terras indígenas

O Globo - https://oglobo.globo.com/sociedade
02 de jun de 2020

Covid-19: ianomâmis lançam campanha para exigir que governo brasileiro expulse garimpeiros ilegais das terras indígenas
Intitulada #ForaGarimpoForaCovid, ação online busca reunir cem mil assinaturas para pedir apoio dos poderes Executivo e Legislativo.

AFP

Líderes de organizações indígenas lançaram uma campanha para exigir que as autoridades brasileiras expulsem os mineradores ilegais do território indígena iianomâmi, com o objetivo de frear a propagação do novo coronavírus no Norte do país.
Intitulada #ForaGarimpoForaCovid, a campanha é apoiada por organizações brasileiras de direitos humanos e busca reunir cem mil assinaturas para pedir a ação dos poderes Executivo e Legislativo.
Precisamos urgentemente evitar que mais doenças se espalhem entre nós. Garimpeiros entram e saem de nossas terras em busca de ouro, sem nenhum controle", diz o documento virtual.

Organizações como a Survival International e o Instituto Socioambiental (ISA) estimam que existem cerca de 20.000 mineradores ilegais no território ianomâmi, cuja extensão é de 96.000 quilômetros quadrados.

Até 30 de maio, de acordo com o balanço da Articulação Não Governamental dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), 76 povos indígenas tinham sido afetados pela doença, deixando 1.747 casos e 167 mortos. Três ianomâmis já morreram decorrência da Covid-19.

"É um problema já recorrente, mas agora é urgente", disse Antonio Oviedo, pesquisador do ISA, à AFP.

Veja: Adolescente ianomâmi em estado grave é um dos casos de coronavírus entre indígenas no Brasil

"Os mineiros estão entrando na terra indígena ianomâmi contaminados com a Covid-19. É uma situação muito séria para os ianomâmi, e é por isso que estamos fazendo campanha para que os não indígenas se preocupem com a nossa situação. O coronavírus pode matar muitos ianomâmi", disse Dario Kopenawa, líder da Associação Hutukara Yanomami, à Survival International.

https://oglobo.globo.com/sociedade/covid-19-ianomamis-lancam-campanha-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.