VOLTAR

Carta da Funai ao Ibama libera obras de Tucuruí; governo de RR comemora

G1- http://g1.globo.com
26 de Nov de 2015

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (26), a governadora de Roraima, Suely Campos (PP), informou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) enviou ofício ao Ibama para que o licenciamento ambiental seja concedido e se dê continuidade à construção do Linhão de Tucuruí, que trará energia do Amazonas ao estado.

De acordo com o documento, as especificidades dos povos indígenas devem ser obedecidas, tendo em vista que as obras passam pela Terra Indígena Waimiri-Atroari.

Para Suely, a carta de anuência da Funai ao Ibama só foi possível após audiência dela com Dilma Rousseff (PT), ocorrida na segunda-feira (23), em Brasília. Ela disse ainda que o governo federal tem conhecimento do problema energético desde agosto, quando a presidente esteve no estado.

"Por volta das 14h de hoje, recebi um telefonema da presidente Dilma me comunicando que teria sido protocolada no Ibama a carta de anuência da Funai. Desde agosto, eu e ela havíamos conversado a respeito da questão energética. Na segunda, durante a audiência, ela foi enfática ao dizer que iria resolver o impasse", declarou Suely, acrescentando que ficou surpresa com a rapidez do ato.

Além da governadora, parlamentares do estado, entre eles vereadores, deputados, senadores e membros do Poder Judiciário estiveram na capital Federal e cobraram soluções para a instabilidade energética enfrentada em Roraima.

Suely disse ainda que o estado trabalha o fornecimento de energia em três pontos: a construção de mais uma termelétrica, que levaria em torno de seis meses; a fábrica de energia eólica, proposta por empresários coreanos; e a retomada das obras do Linhão de Tucuruí.

"Então, esse último foi um passo importante para reslver esse problema tão angustiante do nosso fornecimento de energia elétrica. Definitivamente, a decisão da presidente foi resultado da nossa audiência, de uma tratativa da governadora com a Presidência da República", reforçou.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2015/11/carta-da-funai-ao-ibama-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.