VOLTAR

Cadastro Ambiental Rural será obrigatório no país

Planeta Sustentável - http://planetasustentavel.abril.com.br/
Autor: Marina Maciel
08 de Jan de 2014

A partir de 2014, o CAR - Cadastro Ambiental Rural passará a ser obrigatório às mais de 5,2 milhões de propriedades rurais brasileiras. Prevista pelo novo Código Florestal, a ferramenta auxilia o controle, monitoramento e combate ao desmatamento.

A partir da assinatura da Instrução Normativa - que oficializará o CAR como condição para que os proprietários estejam de acordo com a legislação ambiental - pela ministra Izabella Teixeira, passará a valer o prazo de dois anos para que proprietários e posseiros regularizem as terras via internet.

Por meio do site do CAR, agricultores poderão informar as condições das propriedades, especialmente o quanto têm de Reserva Legal e APP - Área de Proteção Permanente. Baseado em imagens de satélite, o sistema realiza automaticamente o georreferenciamento da propriedade.

Quem estiver com tudo regularizado não precisa tomar nenhuma medida. Caso contrário, o agricultor deverá recompor a floresta em até cinco anos, por meio do PRA - Programa de Regularização Ambiental. Ao aderir ao programa, o produtor fica habilitado a receber crédito rural.

O proprietário que não fizer o cadastro obrigatório não terá acesso a crédito rural e será considerado omisso.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/cadastro-ambiental-rura…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.