VOLTAR

Brasil: novo Ministro do Meio Ambiente, velhos problemas

Zedd Brasil - https://www.zeddbrasil.com/
10 de Ago de 2021

Brasil: novo Ministro do Meio Ambiente, velhos problemas

Posted by Adriana Costa - 10 de agosto de 2021

Em junho, o ex-ministro do Meio Ambiente do Brasil Ricardo Salles renunciou após ser investigado por várias irregularidades, como participação em um esquema de extração ilegal de madeira. A FairPlanet antecipou que, segundo ambientalistas e ONGs, o novo ministro Joaquim Álvaro Pereira Leite não trará mudanças significativas nas políticas adotadas pelo país.

Desde que Leite assumiu esta importante posição em um país que abriga alguns dos mais diversos biomas do mundo, mas luta para preservá-los, pelo menos dois projetos de lei ambientais foram propostos: o Projeto de Lei no 490/2007, que levaria a um impacto na demarcação de terras indígenas, Y fatura número 2.633 / 2020, que visa alterar as regras de regularização das terras públicas ocupadas.

O projeto veio substituir a Medida Provisória 910, que perdeu os efeitos, alegando que o título de propriedade é direito do agricultor e que poderia promover a sustentabilidade e proteção ambiental das áreas. Na análise de ambientalistas e ONGs, porém, o projeto de lei aprovado recentemente pelos deputados (em vias de aprovação no Senado) pode acabar legalizando a ocupação ilegal e o desmatamento dessas áreas, impactando também as terras indígenas.

Então vá Instituto Socioambiental explica que a palavra portuguesa "apropriação de terras"- um substantivo derivado da palavra portuguesa para críquete - foi usado pela primeira vez para descrever uma prática criminosa de colocar documentos de propriedade falsos em uma gaveta com algemas, dando aos papéis uma aparência envelhecida. Hoje, eles dizem, os crimes de grilagem de terras são muito mais complexos, muitas vezes envolvendo o desmatamento para criar provas falsas de propriedade de longo prazo.

"O texto aprovado permite dar títulos de propriedade a quem desmata e invade sem verificar se o dano ambiental que causou foi recuperado. É um cheque em branco e um incentivo criminal ", afirma o procurador da Instituto Socioambiental, Juliana de Paula Batista.

A ONG internacional WWF também expressou preocupação com o projeto de lei. Em 2020, quando foi apresentado, a entidade avaliou que uma lei baseada naquele texto "recompensaria os ladrões de terras públicas, ao invés de tratar de aliviar as famílias mais vulneráveis às crises econômicas e de saúde causadas pela COVID-19.".

"Mesmo reconhecendo algum progresso [compared to the Provisional Measure]É claro que o projeto precisa de muitas melhorias para que seja efetivamente uma proposta equilibrada que contribua para a regularização fundiária do país, separando o joio do trigo, separando de boa fé o grileiro do produtor rural ", afirma. lê no documento.

Ataques ao meio ambiente e às terras indígenas vêm de todos os lados e eles não são um problema novo. Desde que Jair Bolsonaro chegou ao poder, eles foram impulsionados, e o que vemos agora é o fortalecimento dos partidários do lobby agrícola em papéis-chave, conforme descrito em um Relatório do Guardião.

No entanto, enquanto o Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de alimentos em risco, à medida que outros países condicionam intercâmbios futuros para ações mais concretas de preservação das florestas, é possível produzir alimentos e outros produtos básicos de uma só fonte, de maneira mais sustentável. A ciência e o conhecimento indígena têm provado isso. Não temos mais tempo: abandonar a forma destrutiva de explorar a natureza deve ser a prioridade de nossos políticos.

Imagem: Tiago Fioreze.

https://www.zeddbrasil.com/brasil-novo-ministro-do-meio-ambiente-velhos…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.