VOLTAR

Brasil não paga OEA por causa de Belo Monte

OESP, Economia, p. B7
20 de Out de 2011

Brasil não paga OEA por causa de Belo Monte
Cota de US$ 6 milhões está suspensa em retaliação à manifestação da Comissão de Direitos Humanos

Denise Chrispim Marin, Correspondente / Washington

Passados seis meses do choque entre o governo brasileiro e a Organização dos Estados Americanos (OEA) em relação à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, o grau de tensão diplomática continua elevado. O Brasil mantém sua retaliação: não desembolsou ainda sua cota anual de US$ 6 milhões, cifra equivalente a 6% do orçamento da instituição e a um mês de salários de seus funcionários.
Por outro lado, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou o governo brasileiro para explicar, no dia 26, em Washington, porque não cumpriu a cautelar da entidade exigindo a suspensão imediata do processo de licenciamento e a construção do complexo hidrelétrico.
A inadimplência contribui para a asfixia do maior organismo multilateral do Hemisfério Ocidental. O governo brasileiro não tem pressa em salvar a OEA da falência. De acordo com o Itamaraty, a relação somente será normalizada depois da reforma da CIDH, entidade responsável pelo imbróglio.
Na terça-feira, o secretário-geral da OEA, Miguel Insulza, negou haver tensão com o Brasil. Mas não conseguiu mascarar seu mal-estar ao ser abordado pela imprensa. O País é o responsável pela quarta maior cota de pagamentos à OEA - depois dos EUA, do Canadá e do México.
Medida cautelar. A tensão explodiu em abril, quando a CIDH emitiu medida cautelar para forçar o governo brasileiro a suspender as obras de Belo Monte, por causa de impacto sobre indígenas da região. Caso contrário, o Brasil seria submetido a julgamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com risco de expulsão da OEA. O governo brasileiro disparou sinais de contrariedade. Chamou o embaixador brasileiro na OEA, Ruy Casaes, suspendeu o pagamento da cota de 2012 e retirou a candidatura de Paulo Vannuchi para a vice-presidência da CIDH.
Diante dessa reação e das críticas internas da OEA, a comissão recuou e enviou uma carta ao Palácio do Planalto, em agosto, sobre sua nova decisão de permitir a continuidade das obras. O estrago, entretanto, já estava feito. Assim como o pagamento da cota continua pendurado, Casaes não recebeu ordens do Itamaraty para retomar o seu posto. / Colaborou Fátima Lessa, especial para o Estado de Cuiabá

OESP, 20/10/2011, Economia, p. B7

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-nao-paga-oea-por-cau…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.