VOLTAR

Ambientalista diz que construção de hidrelétricas atinge diretamente as populações ribeirinhas

Radiobrás
06 de Mai de 2006

Ambientalista diz que construção de hidrelétricas atinge diretamente as populações ribeirinhas

Edla Lula
Repórter da Agência Brasil

O representante da Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais, Guilherme Carvalho, afirmou que a construção das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, vai afetar "diretamente" a população ribeirinha.

"Os moradores estão amedrontados, sem saber para onde vão. Eles, inclusive, sabem que não serão sequer indenizados", disse, acrescentando que as comunidades ribeirinhas e povos indígenas não estão sendo ouvidos no processo.

Carvalho avalia que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) "erram" se financiarem a construção das usinas, porque elas não promovem o desenvolvimento, mas "mascaram e aprofundam" as desigualdades sociais e dependência externa da economia brasileira.

"Esse projeto, na verdade, faz parte de um conjunto de obras que visam viabilizar o transporte de soja pelo Rio Madeira", disse. "No fundo, está o objetivo de integração regional e o antigo sonho da integração da bacia amazônica com a bacia do Prata, favorecendo o corredor de exportação Norte-Sul".

A representante do Instituto Socioambiental (ISA), Adriana Ramos, afirmou que o planejamento energético e os estudos de impactos sócio-ambientais realizados pelo governo não incluem alternativas de geração de energia como fontes renováveis. "No momento, a preocupação desses povos não são nem ouvidas", observou.

As usinas serão construídas em uma região de grande importância por sua biodiversidade. O representante da ONG International Rivers Network, Glenn Switkes, disse que a construção afetará cerca de 700 espécie de peixes e 800 espécie de aves, além de atingir tribos indígenas que não têm contato com a sociedade. Segundo ele, essas tribos não estão incluídas nos estudos de impactos ambientais do Ministério do Meio Ambiente para a efetivação do licenciamento ambiental.

Radiobrás, 06/05/2006

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.