VOLTAR

Agrópolis: conceito radical de agricultura urbana

O Eco - www.oecocidades.com
Autor: Eduardo Pegurier
17 de Set de 2010

Agrópolis é um projeto com jeito de ficção científica. Seus criadores creditam que podem mudar de maneira drástica o panorama da produção de comida. Segundo eles, hoje, 38% da superfície da Terra é usada para agricultura, que também é responsável por 87% de todo o consumo humano de água. No seu novo mundo, a área necessária seria reduzida para um quinto desse total, o consumo de água para um décimo e a palavra agrotóxico ou pesticida jamais seria novamente ouvida.

A comida se tornaria hiper local. Usando técnicas de agricultura aero, hidro e aquapônicas, vejam vocês, Agrópolis seria ao mesmo tempo fazenda e loja, unindo o processo de produção e comercialização "em um único ecosistema". Os vegetais seriam cultivados em vários andares e sob o piso da loja e dos pés dos clientes haveria uma criação de tilápias.

A equipe visionária tem um currículo igualmente exótico. Um dos membros, Rand Hindi, está terminando um doutorado em bioinformática no University College London. A tecnologia proposta está sendo desenvolvida em conjunto com a NASA e envolve transgênicos, que serão plantados no ambiente controlado da ecoloja, isolados da natureza. Tudo muito interessante. No mínimo, comida para o pensamento.

http://www.oecocidades.com/2010/09/17/agropolis-conceito-radical-de-agr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.