VOLTAR

Lançamento do Observatório Litoral Sustentável

Mosaico Bocaina - http://www.mosaicobocaina.org.br
29 de Abr de 2015

Com o objetivo de atender a demanda da sociedade civil e dos governos de verem as ações das Agendas de Desenvolvimento Sustentável serem implementadas, o Instituto Pólis lança o projeto Observatório Litoral Sustentável. O Observatório dará continuidade ao processo participativo desencadeado pela fase anterior do projeto Litoral Sustentável - Desenvolvimento com Inclusão Social, que buscou fomentar a discussão sobre o desenvolvimento sustentável na região.

As Agendas de Desenvolvimento Sustentável - conheça o documento clicando aqui: http://litoralsustentavel.org.br/agenda/ - são contribuições para o desenvolvimento integrado da região e dos municípios. As ações das agendas foram elaboradas a partir dos Diagnósticos Urbanos Socioambientais, composto por estudos e análises técnicas, além das propostas da sociedade civil e gestores municipais da Baixada Santista e Litoral Norte. A elaboração das Agendas contou também com a participação do governo do Estado e do governo Federal.

O Observatório do Litoral Sustentável, realizado em convênio com a Petrobras, atuará em 13 municípios do litoral paulista - Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

O projeto irá trabalhar no empoderamento da sociedade civil e governos locais por meio de capacitações, divulgação de informações e monitoramento de dados atualizados sobre a região. As capacitações tratarão de temas relacionados ao acesso de financiamentos estaduais e federais tanto pelas prefeituras quanto pelas organizações da sociedade civil. A equipe do projeto também irá elaborar indicadores e monitorar as dinâmicas regionais da Baixada Santista e Litoral Norte, com formação de um Banco de Dados Regional.

O Observatório irá articular a sociedade civil, o setor privado e o Poder Público, por meio de instâncias participativas, os Comitês e Núcleos Regionais a ser constituídos, respectivamente, na Baixada Santista e Litoral Norte. O Observatório terá ainda as Câmaras Temáticas que serão criadas no decorrer do processo, a partir das prioridades estabelecidas pelos integrantes dos Comitês e Núcleos Regionais. Estes espaços serão abertos e organizados por temas e debates para estimular ações específicas.

Saiba mais sobre o Observatório suas estruturas e papéis: http://litoralsustentavel.org.br/o-que-e-o-observatorio-litoral-sustent…

O projeto Litoral Sustentável - Desenvolvimento com Inclusão Social começou em 2011, por meio de convênio entre Instituto Pólis e a Petrobras. O foco era a elaboração de diagnósticos técnicos que analisaram o território do Litoral Paulista em suas mais diversas temáticas, somados à uma leitura da população que vive na região. As análises constituem uma fotografia do estágio do desenvolvimento local, mostrando os desafios e potencialidades da região. Foram realizados diagnósticos para cada um dos 13 municípios de Ubatuba até Peruíbe e mais um diagnóstico olhando a região como um todo, de maneira integrada.

Na etapa seguinte do projeto foram elaboradas de forma participativa - com a sociedade civil, gestores públicos e empresários, as ações estratégicas para a região construir um presente e futuro sustentáveis. Assim, se constituíram as Agendas de Desenvolvimento Sustentável. Elas trazem o que de mais relevante se discutiu sobre as perspectivas de ações e projetos regionais que podem influenciar o futuro da região. Foram elaboradas ações para cada um dos 13 municípios e também uma Agenda para a região do litoral paulista de forma integrada.

http://www.mosaicobocaina.org.br/noticias/730-lancamento-do-observatori…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.