VOLTAR

Loteamentos irregulares ameaçam Parque do Rola Moça

Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente - http://www.amda.org.br/
30 de Abr de 2015

Área demarcada tem cerca de 2 mil metros quadrados e seria ocupada por 25 famílias

Cordas, lonas e estacas estão sendo utilizadas para demarcar lotes irregulares, no interior do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em seu trecho que faz limites com a malha urbana do bairro Independência, em Belo Horizonte. A invasão, que está sendo denunciada pela Amda, ocasionaria grandes perdas ambientais para a região, onde se localizam vários mananciais de água utilizados no abastecimento público da Região Metropolitana da capital do Estado.

Na manhã de hoje (30), o gerente da unidade de conservação, Marcus Vinícius Freitas, acompanhado do sargento Helton e soldado Dinis, da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMM), esteve presente no local para atestar que a área realmente pertence ao parque. A demarcação irregular esta acontecendo no bairro Independência, onde o limite do parque é a rua das Chácaras.

De acordo com o sargento Helton, a área demarcada tem cerca de 2 mil metros quadrados e seria ocupada por 25 famílias, que não estavam presentes no local no momento da vistoria. O sargento explicou que em visita realizada anteriormente, os presentes apresentaram contrato de compra e venda da área. O militar então solicitou que o gerente fosse ao local para atestar se a área realmente pertencia ao Parque, o que foi confirmado. O laudo de confirmação, emitido pelo gerente, será encaminhado para a PMMM, que dará andamento às investigações. Ainda segundo o sargento, os ocupantes já foram orientados a deixar o local.

Francisco Mourão, da biólogo Amda, lamenta a tentativa de ocupação da área, lembrando que em um momento em que a Região Metropolitana de Belo Horizonte enfrenta grave crise no abastecimento de água, pessoas ainda tentem ocupar uma unidade de conservação de proteção integral, onde se localizam vários mananciais, considerados os melhores em termos de qualidade hídrica entre todas as demais fontes da RMBH.

http://www.amda.org.br/?string=interna-noticia&cod=7272

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.