VOLTAR

acampamento Terra Livre termina sua 15ª edição sem nenhuma ocorrência policial

MPF http://www.mpf.mp.br
29 de Abr de 2019

O Acampamento Terra Livre (ATL), que reuniu mais de quatro mil indígenas de todo o país na Esplanada dos Ministérios, terminou na sexta-feira (26) sem nenhum registro de ocorrência policial. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), em sua conta oficial no Facebook. A mobilização organizada por entidades e organizações indígenas teve como principal objetivo cobrar do governo medidas urgentes para a demarcação dos territórios no Brasil, entre outras reivindicações.

De acordo com o coordenador da Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR), subprocurador-geral da República Antonio Bigonha, a ausência de ocorrências legitima o caráter pacífico e democrático do movimento. "Os indígenas deram um exemplo de civilidade. Apresentaram suas reivindicações sem uso de violência, demonstrando organização e pragmatismo na busca pela solução dos impasses que envolvem as terras que lhes são de direito", salientou.

Antes da realização do acampamento, o subprocurador havia se reunido com o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Gustavo Torres, para tratar de assuntos relacionados à mobilização. No encontro, Bigonha sugeriu a possibilidade de que o Governo do Distrito Federal (GDF) passe a incorporar o ATL ao seu calendário, já que o evento acontece há 15 anos em Brasília. A proposta é ampliar as discussões, incluindo atividades culturais e socioeducativas paralelas e abertas à participação cidadã. "O ATL é uma oportunidade cultural para Brasília", defendeu.

http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/abrilindigena-acampamento-terra-l…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.