VOLTAR

Falling short: donor funding for Indigenous Peoples and local communities to secure tenure rights and manage forests in tropical countries (2011-2020).

FAÇA O DOWNLOAD

Tamanho: 8.13 MB  |  Formato: PDF

Tradução do título: Longe da meta: financiamento para povos indígenas e comunidades locais na sua luta para garantir os direitos territoriais e de gestão dos seus territórios em países tropicais (2011–2020). O sumário do relatório em português está disponível aqui.

O relatório revela que os projetos que apoiam direitos territoriais e gestão territorial e ambiental por povos da floresta receberam aproximadamente US$ 2,7 bilhões entre 2011 e 2020, de doadores bilaterais e multilaterais e organizações filantrópicas privadas, ou seja, apenas US $ 270 milhões por ano. Até o momento, a maior parte do financiamento desembolsado para esses temas flui por meio de grandes intermediários ou como parte de programas maiores, onde as organizações dos povos indígenas e das comunidades locais podem receber subvenções menores. De todos os projetos identificados neste estudo, apenas 17 por cento incluíram o nome de uma organização de povos indígenas ou comunidade local na descrição da implementação do projeto. Isso equivale a uma média de US $ 46,3 milhões por ano nos trópicos. As principais recomendações do relatório são para que os doadores estabeleçam metas mais altas em termos da quantidade de recursos destinados à direitos territoriais e gestão territorial e ambiental por povos indígenas e pelas comunidades locais e à proporção que atinge as organizações representativas desses atores.