VOLTAR

Xucurus acorrentam interventor da Funai no Recife

Jornal do Comercio-Fortaleza-CE
Autor: Marcelo Robalinho,
29 de Jul de 2003

Uma família de índios xucurus acampada na Funai do Recife há 30 dias deu um tremendo susto no interventor do órgão, Benedito Rangel, nesta terça-feira. Pressionando para que a Fundação lhes desse dinheiro, comida e água para plantar, o xucuru Adenir Parnaiba acorrentou o interventor e o restante da família fechou os portões do local.

Foi preciso que outros servidores da Funai, que viram Rangel ser atacado pela família, chamassem a Polícia Federal para dissolver a confusão. "O que eles querem é R$ 8 mil em material de construção, cestas básicas por 90 dias e água para plantar. Mas a Funai não atende casos individuais e nós não podemos dar nada do que eles pedem", afirmou o interventor.

Apesar da confusão, ninguém foi preso - até porque os índios são protegidos por lei. Mas o agredido pediu a abertura de um inquérito para apuração do fato. A família de Adenir Parnaíba continua acampada na Funai, que fica na rua João de Barros, bairro da Boa Vista.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.