VOLTAR

Xucuru é enterrado em Pesqueira

Folha de Pernambuco
14 de Ago de 2007

O índio da etnia Xucuru José Lindomar Santana da Silva, de 37 anos, foi enterrado, na manhã de ontem, no cemitério de Pesqueira, no Agreste do Estado. Ele foi assassinado na madrugada do último domingo, na PE 219, quando retornava de uma festa em uma moto, na companhia do irmão dele, José Orlando Santana da Silva. Os dois teriam sido emboscados por outra dupla, que os feriu com o disparo de vários tiros. Atingido nas costas, Lindomar morreu na hora. O familiar foi levado para o Hospital Regional do Agreste e, em seguida, transferido para o hospital municipal de Pesqueira.

Segundo o policial federal Válter Assis, as investigações já começaram. "Por enquanto, estamos levantando testemunhas, descobrindo possíveis inimigos. São procedimentos iniciais. Há indícios de que a morte tenha sido fruto da disputa por terra. Não seria a primeira vez naquela localidade", disse ele. A suspeita em torno da possibilidade de um confronto entre os xucurus por conta de terrenos surgiu a partir da constatação de que os dois irmãos atingidos são filhos do ex-chefe da tribo, o cacique da Aldeia Pedra DÁgua Francisco de Assis Santana. Ele foi assassinado em 2001, num episódio relacionado ao registro de terras e indenização de posseiros. A polícia, no entanto, não descarta outras hipóteses, como a de vingança, uma vez que Lindomar foi preso sob a acusação de abusar sexualmente de uma adolescente de 14 anos, no Recife.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.