VOLTAR

Voluntários de projeto levam ações para indígenas venezuelanos em Santarém

G1 https://g1.globo.com/
25 de Jun de 2018

Santarém, oeste do Pará, voluntários do projeto "Overlove - Transbordando amor, excedendo os limites", reuniram-se na sexta-feira (22), feriado de aniversário de Santarém, para realizar uma ação para os indígenas venezuelanos da etnia Warao, na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (Caaf).

O projeto é composto de quarenta jovens voluntários, entre eles um médico, três acadêmicos de medicina, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem, que levaram atendimentos na área da saúde, atividades de pintura e danças para as crianças. E integração com música e violão para os adultos.

Dos 105 indígenas acolhidos na Caaf, 98 aceitaram ser atendidos pela equipe médica. O projeto levou, também, medicamentos para os acolhidos.

A farmacêutica Alana Reis, voluntária do projeto 'Overlove', aprendeu a fazer o artesanato Warao e falou da experiência de doar tempo e ajudar.

"Foi uma experiência muito incrível apreciada por todos. Fomos também com engenheiros, pedagogos, antropólogos, todos os nossos voluntários. Temos a proposta de pagar para aprender a língua Warao elaborando um projeto para ajudar na Casa de Acolhimento", disse.

A voluntária disse, ainda, que no início os indígenas ficaram com um certo receio, porém depois todos se soltaram e fizeram parte da ação. "Vamos tentar ajudar com medicamentos. Queremos ajudar essa casa de acolhimento que é tão importante", garantiu Alana Reis.

O grupo de voluntários realizou durante três dias um bazar para arrecadar recursos para investir na ação social.

Sobre os indígenas da etnia Warao

Em 28 de setembro de 2017, um grupo formado por trinta indígenas chegou a Santarém refugiados da crise política e econômica do país de origem. A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) através da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), localizada no bairro Cambuquira, acolhe atualmente 105 indígenas. O grupo é formado por 14 famílias e 50% são crianças. Mais de 250 venezuelanos refugiados já passaram pelo município.

A maioria dos indígenas da etnia Warao que estão em Santarém pretendem fixar moradia e encontrar um trabalho. Para isso, eles já começaram a aprender a Língua Portuguesa em atividades desenvolvidas em parceria com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Projeto Overlove

Os voluntários do Projeto "Overlove - Transbordando Amor, excedendo os limites" tem objetivo de alcançar pessoas que estão em condições de fragilidade seja financeira, emocional, física e/ou marginalizados e capacitá-los para terem melhores perspectivas. O grupo conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, farmacêuticos, odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, professores, pedagogos, assistentes sociais, advogados e antropólogo.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/voluntarios-de-projeto-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.