VOLTAR

VI Encontro Indígena

Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/
10 de Abr de 2013

Entre as atividades programadas estão palestras, vídeos, oficinas, apresentações culturais, mesas redondas e grupos de trabalho

Começou segunda-feira (15) o VI Encontro Indígena de Mato Grosso no Museu Pré História Casa Dom Aquino. A programação prossegue até amanhã, 19 de Abril, o Dia do Índio. São diversas atividades com participação de vários representantes de etnias indígenas e acadêmicos estudiosos da cultura indígena.

As atividades acontecem pela manhã e à tarde, e também no período noturno em dois dias, na quarta e na sexta. O Museu da Pré História na Casa Dom Aquino, situado na Avenida Beira Rio, em frente ao estacionamento da Unic, é o organizador do evento pela sexta vez. O evento, além de celebrar o Dia do Índio, tem como objetivo provocar a reflexão sobre a situação das etnias em Mato Grosso, considerando o entorno onde vivem, sua adequação à cultura não indígena sem abandonar sua própria cultura, e ainda, buscar melhorias para as diversas situações onde os indígenas estão inseridos.

Entre as atividades programadas estão palestras, exibição de vídeos, oficinas, apresentações culturais, mesas redondas e grupos de trabalho. Temas como "O que é ser índio", "A inserção do profissional indígena de nível superior no mercado de trabalho" e "A inserção do indígena na Copa do Pantanal", entre outros, serão abordados. A participação nas atividades deve ser previamente agendada, considerando que as vagas são limitadas. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3634 4858. Neste sábado e no domingo funcionários do Museu estarão no local para efetivar os agendamentos. A participação implica no investimento de R$ 5,00 ou R$ 2,50, mais um quilo de alimento não perecível.

No dia da abertura, um dos destaques foi a participação de Daniel Munduruku, com a palestra "O que é ser índio". Daniel nasceu em Belém(PA) é escritor e professor, da etnia Munduruku. Tem graduação em filosofia, história e psicologia, mestrado em antropologia social doutorado em educação pela USP. Autor de dezenas de livros e ganhador de várias honrarias e prêmios, entre eles, o Jabuti. Como escritor, se destaca na área da literatura infantil. É membro da Academia de Letras de Lorena(SP).

"Nossa expectativa é a melhor possível e acreditamos que nesta edição o Encontro Indígena vai produzir resultados excelentes", destaca Suzana Hirooka, coordenadora do Museu e presidente do Ecoss, instituição responsável pela administração do espaço. Ela salientou a participação de instituições e empresas que se empenharam para a realização do evento.

A Eletrobras Eletronorte, uma das patrocinadoras do evento, associa o evento às ações de responsabilidade social que a empresa desenvolve, como o programa de pró-equidade de gênero e raça, que promove a inserção, o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida da população das regiões onde se concentram seus empreendimentos. "Dentre essas ações destacam-se projetos voltados à preservação de etnias indígenas. No estado do Amazonas a empresa desenvolve dois programas que são referência mundial em autonomia indígena: os Waimiri Atroari e os Parakanã. As duas etnias rumavam para a extinção no começo da década de 80 e hoje somam cerca de 2500 índios com suas terras demarcadas e com sua cultura resgatada e preservada", destaca a gerente de relações institucionais da Eletrobras Eletronorte Mato Grosso, Solange Maria da Silva.

Além da Eletronorte, patrocinam o VI Encontro Indígena, a Vice-Governadoria de Mato Grosso e a Archaeo - Pesquisas Arqueológicas. Como apoiadores participam as instituições o Ministério da Cultura, A Secretaria de Estado de Cultura, Pontos do Mato, o programa Ponto de Cultura e Ponto de Cultura Casa Dom Aquino. A realização é da Ecoss e do Museu Pré História Casa Dom Aquino. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (65) 3634 4858.

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=430063

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.