VOLTAR

Vazamentos contaminam rios no interior de SP

OESP, Geral, p.A10
27 de Jul de 2004

Vazamentos contamina rios no interior de SP

Dois vazamentos poluíram ontem rios no interior de São Paulo. O vazamento de 900 mil litros de lama vermelha contendo soda cáustica contaminou ontem pelo menos três rios na região de Sorocaba. Segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), o acidente foi causado pelo rompimento de uma tubulação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), indústria do Grupo Votorantim, no município de Alumínio.

A soda cáustica, de alta toxicidade, é usada no processo de lavagem da bauxita, matéria prima usada na fabricação do alumínio. A lama atingiu o Córrego dos Bugres e foi levada até o Ribeirão Piragibu, afluente do Sorocaba. No fim da tarde, o material contaminado já atingia o Rio Sorocaba, um dos principais afluentes do Tietê. A CBA informou que a tubulação avariada já foi consertada. Segundo a Cetesb, a empresa poderá ser multada.

O vazamento de cerca de 30 mil litros de um composto de álcool e acetona no Ribeirão Anhumas, afluente do Rio Atibaia, provocou a interrupção do abastecimento de água para cerca de 60% dos consumidores de Sumaré, na região de Campinas. A expectativa da Estação de Tratamento de Água 2 de Sumaré era de o abastecimento ser regularizado ainda ontem à noite. O produto vazou de um caminhão que tombou anteontem na entrada de Paulínia.

OESP, 27/07/2004, p.A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.