VOLTAR

Vazamento de óleo diesel atinge Rio Paraíba do Sul

O Globo, Rio, p. 17
08 de Mai de 2013

Vazamento de óleo diesel atinge Rio Paraíba do Sul
Mancha se estende por três quilômetros e leva à interrupção do fornecimento de água em cinco cidades

DICLER DE MELO E SOUZA
granderio@oglobo.com.br

Pelo menos cinco cidades do Sul Fluminense, cortadas pelo Rio Paraíba do Sul, precisaram interromper a captação e o fornecimento de água ontem, devido à mancha formada por cerca de oito mil litros de óleo diesel que vazaram, na noite de domingo, de dutos da empresa Transpetro localizados em São José do Barreiro (SP). O vazamento causou a interrupção do serviço em Resende, Porto Real, Volta Redonda, Pinheiral e Barra Mansa devido à presença do combustível nos rios Formoso, Sesmaria e Paraíba do Sul.
À tarde, a Cedae descartou que o vazamento de óleo possa prejudicar o abastecimento na Região Metropolitana do Rio.
Segundo a companhia, a mancha já chegou ao município de Pinheiral, no Sul Fluminense, onde a captação de água será interrompida. No caminho do óleo, a próxima cidade é Barra do Piraí, onde parte do Paraíba do Sul é desviada para o Rio Guandu, que abastece nove milhões de pessoas na capital e na Região Metropolitana.
Segundo a Cedae, se o óleo chegar ao ponto de desvio, a captação será interrompida momentaneamente até que a mancha passe, sem prejuízo ao tratamento na Estação de Tratamento de Água do Guandu, em Nova Iguaçu. Mesmo que alguma parte da mancha entre no Guandu, diz a Cedae, será possível eliminá-la da água, já que o material é flutuante, fácil de identificar e de retirar do rio, por meio de barreiras.
No município de Quatis, as estações de Ribeirão Lima e Lavapés continuaram operando; porém a que fica no Paraíba do Sul - e é responsável por 60% da captação e distribuição em Quatis - foi paralisada, prejudicando o fornecimento em toda a cidade. Além do risco de os moradores ficarem sem água nas torneiras, outros transtornos foram observados durante o dia. Em Porto Real, as aulas foram canceladas na rede municipal à tarde, e a captação deveria ser retomada à meia-noite. Já Barra Mansa anunciou ontem que as aulas seriam interrompidas hoje nas 69 unidades da rede municipal de ensino, que atendem a 29 mil estudantes. Em Quatis, as aulas foram interrompidas ontem e devem recomeçar hoje.
Com cerca de três quilômetros de extensão, a mancha pôde ser vista, na tarde de ontem, em Volta Redonda. Ela era monitorada pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que instalou barreiras de contenção nas duas margens do Paraíba do Sul devido à flutuação do material, o que provocou a parada da Estação de Tratamento de Água do Belmonte às 15h50m. A expectativa era de que a captação fosse retomada às 22 horas.
A Transpetro confirmou que o vazamento aconteceu pela ação de criminosos. Bandidos teriam danificado uma válvula, na tentativa de furtar óleo diesel, provocando o despejo irregular do combustível. Os trabalhos de contenção do produto estão sendo realizados em parceria com a Defesa Civil dos municípios.

O Globo, 08/05/2013, Rio, p. 17

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.