VOLTAR

Vale do Ribeira, em SP, tem mais de 400 cavernas

G1 - http://g1.globo.com/
10 de Abr de 2015

Rochas esculpidas naturalmente são maiores atrações.
Caverna do Diabo, uma das maiores do país, é a mais visitada.

O Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, tem mais 400 cavernas. Para chegar, o caminho mais usado é a rodovia Régis Bittecourt, até a cidade de Jacupiranga. De lá até Eldorado, são quase 30 km, em uma estrada de mão única. Durante todo o percurso, o rio Ribeira de Iguape acompanha os viajantes.

A caverna mais procurada é a do Diabo, que fica em Eldorado. Ela tem 6,5 km de extensão e é considerada uma das maiores do país. Desses, 600 metros estão abertos para visitação. Por mês, passam por ali 600 pessoas. A visita é monitorada em grupos de, no máximo, 20 turistas, que entram na caverna a cada meia hora.

Animais como o rinoceronte estão esculpidos, naturalmente, nas pedras. Outra formação lembra um bolo de noiva. Nas paredes e colunas, há formações exóticas, de várias cores. Uma estelagmite, formação rochosa que cresce a partir do chão, é a maior do Brasil, com 18 metros de altura.

Já na cidade de Iporanga, 45 km à frente, fica outra caverna muito procurada, a de Santana, que tem a maior quantidade de formações rochosas do país. Para acessar, são cinco minutos de caminhada até a caverna, que tem 6 km de extensão. Mas 800 metros estão abertos para o público. Uma das principais formações é conhecida como cavalo, pois as rochas lembram o pescoço e a cabeça do animal.

Passarelas e escadas foram colocadas para facilitar o acesso às rochas, esculpidas naturalmente pelas gotas d'água, por mais de dois milhões de anos. Na parte final do passeio, há uma ponte estreita, que atravessa uma fenda de 20 metros de altura, sobre o rio Roncador, que corta a caverna.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/04/vale-do-ribeira-em-sp-t…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.