VOLTAR

Usina causa acidente ecológico

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
Autor: Sinézio Alcântara
22 de Out de 2002

A empresa Queiróz Galvão Energética S.A, instalada no município de Jauru, a 410 quilômetros de Cuiabá, provocou o maior acidente ecológico já registrado na região da Grande Cáceres. Pelo menos 10 mil peixes morreram por falta de oxigênio durante o fechamento da primeira comporta da Usina Hidrelétrica Queiroz Galvão, no dia 26 de setembro.

A revelação foi feita ontem pelo gerente-regional da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) em Cáceres, Sebastião dos Santos, ao informar que todo procedimento está sendo feito no sentido de responsabilizar a empresa pelo crime.

Os técnicos da Fema concluíram no último final de semana o laudo sobre os danos provocados pelo fechamento do reservatório. A mortandade de centenas de espécies ocorreu, principalmente, nas baías localizadas nas laterais e no leito do rio, onde não foi feito nenhum trabalho para evitar o impacto ambiental. As espécies mais atingidas foram pintados, pacus, jaús, piabas e lambaris.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.