VOLTAR

União, a única defesa do índio

O Estado de São Paulo (São Paulo - SP)
Autor: Eliana Lucena
06 de Dez de 1973

Notícia trata dos conflitos entre índios e posseiros no Parque Indígena Xingu e discorre sobre como esta acontecendo o contato entre brancos e índios.

Alguns sertanistas (Cláudio Villas Boas e Antonio Cotrim Neto) contam da sua relação com o processo de integração dos indígenas com a sociedade.

Para eles a união do povo indígena é importante para sua sobrevivência. Os sertanistas buscam preparar esses povos para o futuro. Apresentam a eles o mundo dos brancos, para que eles possam lutar por seus direitos.

Todos consideram que o ideal seria preservar os índios isolados em seu habitat, mas sabem que isso é impossível. eles pensam que o índio deve ser gradualmente integrado a sociedade para não serem um entreve ao desenvolvimento. Defendem que deve haver tolerância e respeito à cultura indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.