VOLTAR

Uma semana para eles. Os índios

Jornal de Brasília (Brasília - DF)
11 de Abr de 1982

O ministro do Interior Mário Andreazza vai o Parque do Xingu para convidar pessoalmente as chefias indígenas para participar das comemorações da Semana do Índio. Assim, o ministro inaugura um novo estilo de diplomacia da FUNAI, ainda desgastada após uma série de episódios controversos de confronto aberta com indígenas. Além disso, sobre o recente contato com o povo Arara no Pará, provocando um surto de gripe.
Além disso na Semana do Índio haverá a III Moitara - Exposição e Feira de Artesanato Indígena, com a mostra de peças dos Wayana e Apalai, além de materiais audiovisuais sobre os aspectos das culturas indígenas. Nesse contexto se faz relevante distinguir Arte Índia de artesanato semi-industrial. A primeira não deve ser medida segundo os padrões de arte convencional. A notícia também recomenda uma série de livros para os interessados na temática, dentre eles, "Os índios e a civilização" de Darcy Ribeiros e Povos Indígenas do Brasil sob coordenação do CEDI.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.