VOLTAR

Um negócio nascido da preservação

GM, Relatorio Gazeta Mercantil, p. 1
30 de Abr de 2004

Um negócio nascido da preservação

Com 50% do município coberto por matas, Ribeirão Pires tem na água mineral o maior atrativo. A vocação econômica já era conhecida havia muito tempo, mas ninguém se deu ao trabalho de investir nela. Entretanto, a atividade representa uma das poucas saídas econômicas para um município obrigado a preservar mananciais. Com todo o seu território (107 km²) protegido pela lei dos mananciais, o município de Ribeirão Pires, 105 mil habitantes, um tanto deslocado do eixo industrial do ABC Paulista, começa a definir uma das vertentes de sua economia para o futuro: a exploração de suas reservas de água mineral.

É hoje a cidade que desperta o maior interesse de empresários do mercado mineral da Grande São Paulo, com um potencial enorme de produção, com o maior número de pedidos de lavra de concessão de mineração de água, segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Com base na listagem de títulos minerários disponibilizada na internet pela Diretoria de Outorga e Cadastro Mineiro (Dicam), do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM), em 24 de fevereiro de 2003, são identificados 50 processos em tramitação, correspondentes a quatro concessões de lavra, 29 processos na fase de autorização de pesquisa, três deles com requerimentos de lavra e 17 processos em fase de requerimento de pesquisa.

A expansão do número de títulos minerários no município de Ribeirão Pires é de aproximadamente 67% em dois anos e a de autorizações de pesquisa de 93%.

O potencial produtivo do município já pode ser medido a partir das 23 lavras de águas subterrâneas, que ultrapassam os 360 m³ por hora, sendo que 1/3 delas possui alto potencial de vazão, superando os 20 m³/h e chegando a 40m³/h.

As análises físico-químicas disponíveis das fontes de água mineral do município permitem considerá-las como sendo essencialmente bicarbonatadas, com predomínio alternante dos cátions sódio, cálcio, magnésio e mais raramente potássio. As águas são frias, com temperaturas variando em torno de 18o a 20o e apresentam como elementos-traço mais comuns o bário, zinco, cromo, flúor e por vezes bromo ou lítio.

Novos empreendimentos

Ribeirão Pires tem uma empresa de envasamento em atuação (Água Mineral Pilar, da Poxoreu Mineração Ltda.), com três concessões de lavra, em atividade desde 1948, data da primeira concessão. A empresa Fonte Vênus Olímpica Ltda., com portaria obtida em 2001, já opera desde dezembro de 2003. Três outros empreendimentos, em nome da empresa de mineração Água Leve Ltda., pretendem iniciar a operação da empresa neste semestre.

Dos 50 processos, a concentração é maior nos bairros Pilar Velho, Quarta Divisão, Itaporá e Tecelão. Há ainda incidência nos bairros de Casa Vermelha, Santana e Roncon, assim como na Vila Bocaina e próximo ao Jardim Caçula, no bairro Represa.

Segundo informações do IPT e da própria prefeitura, as regiões mais favoráveis para a produção de água mineral estão nos bairros Pilar Velho, Quarta Divisão, Sertãozinho e nos arredores da Pedreira Anhangüera. Na divisa da região sul do município estão as zonas favoráveis nos bairros Somma e Casa Vermelha, assim como no bairro Represa, na divisa com Rio Grande da Serra.

Esse potencial está diretamente relacionado à formação geológica e à condição de alto grau de preservação das matas. Os 50% do território do município são cobertos por matas e 30% dele cobertos por mata atlântica. Essa é mais uma vocação econômica para uma cidade que tem as restrições legais ao desenvolvimento por estar em áreas de manancial (nascentes de água). A principal aposta de Ribeirão em sua política de "reconversão econômica induzida", como os técnicos chamam o processo, é a produção de água mineral.

Um relatório do IPT mostra o grande potencial nessa área. Informações do DNPM mostram que Ribeirão Pires é o terceiro em produção (atrás de São Paulo e Itapecerica da Serra); mas "é onde há mais prospecções", diz a prefeita Maria Inês Soares (PT).

Potencial de crescimento

A prefeita acredita que a produção de água mineral é um potencial importante na cidade. "Desde 2000 Ribeirão Pires desponta como uma das cidades brasileiras com o melhor potencial de crescimento, figurando entre os 100 melhores municípios para investimentos em levantamento da Simonsen Associados. Neste ano, o município também ganhou destaque ao figurar entre aqueles com melhor qualidade de vida do estado de São Paulo, medido pelo Índice Paulista de Responsabilidade Social, da Fundação Seade."

O município de Ribeirão Pires apresenta uma vantagem adicional no mercado de água mineral, pelo fato de encontrar-se dentro do maior mercado consumidor brasileiro, representado pela região metropolitana de São Paulo.

Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o produto água mineral tem seu valor de mercado assim dividido: produção e embalagem, 65% do valor; frete, 25%; margem de lucro, 10%.
kicker: Há 23 lavras de águas subterrâneas no município, que ultrapassam os 360 m³ por hora

GM, 30/04/2004, Relatório da GM, p. 1

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.