VOLTAR

Tupã Jekupé - Daniel Munduruku

Jornal do Campus (São Paulo - SP)
19 de Abr de 1993

Tupã Jekupé, estudante de filosofia na USP e guarani do Paraná em entrevista conta das dificuldades de frequentar a escola e a universidade: a discriminação sofrida. No entanto, o ânimo para manter os estudos é a causa indígena. Crítica também os antropólogos que não aceitam a mudança do índio.

Nascido em uma aldeia no Pará, também formado em filosofia e atualmente estudante de pós-graduação, onde estuda seu próprio povo, Daniel Munduruku conta sobre o que é ser índio e do preconceito que sofrem os indígenas quando estudam. Afirma que os povos indígenas querem sua autodeterminação, utilizando a mesma arma que os brancos usaram para oprimir os índios - a linguagem -.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.