VOLTAR

Tribunal Russell ouve denúncias sobre o Brasil

Folha de S. Paulo (São Paulo - SP)
26 de Nov de 1980

O bispo de Goiás Velho, dom Tomás Balduíno, denunciou a ameça de extinção que atinge os índios Nambikwara do Vale do Guaporé (MT), durante o Tribunal Russell. Além disso, entre outros pontos, a situação dos índios Tukano e Aruak, no Alto Rio Negro, dos Kaingang do Paraná e dos Yanomami do norte de Roraima também foram apresentadas.

Para o presidente nacional do PMDB, deputado Ulisses Guimarães, a atitude de proibir a participação do cacique Mário Juruna no Tribunal é uma decisão contrária à Constituição e a Carta Universal dos Direitos do Homem.

O assassinato do cacique Angelo Kretan foi denunciado pelo deputado Hélio Duque (PMDB-PR). O Ministério do Interior e a Funai foram responsabilizados, pelo deputado, por serem coautores do crime. Segundo informações, a Funai foi avisada, dez dias antes da ocorrência do crime, que o assassinato aconteceria.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.